Ingredientes para: 8 pessoas
115 g de biscoitos de aveia
2 colheres de sopa de aveia em flocos
55 g de manteiga sem sal, derretida
200 g de queijo cottage
200 g de cream cheese light
4 colheres de sopa de queijo cremoso tipo alouette natural
1 ovo inteiro
2 ovos, com a gema separada da clara
4 colheres de chá de maisena
raspas bem finas de 1 limão grande
115 g de açúcar de confeiteiro, peneirado
140 g de mirtilos

Para decorar
55 g de mirtilos
folhas frescas de hortelã
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro, peneirado

Comparada à maioria dos cheesecakes, esta versão não é rica em gordura, pois usa cottage e cream cheese light em vez do cream cheese tradicional, sendo mais leve porque as claras em neve são acrescentadas pouco antes de o bolo ir ao forno. O recheio delicioso é colocado em cima de uma base crocante de biscoitos de aveia.


Tempo de preparo: 25 minutos, mais o tempo de esfriar e gelar
Tempo de cozimento: 1 1/2 hora


Modo de preparo:
Pré aqueça o forno a 180°C. Forre com papel-manteiga o fundo de uma fôrma de bolo com fundo removível de 21 em de diâmetro.

Esfarele os biscoitos no processador de alimentos ou colocando-os num saco plástico resistente e amassando-os com um rolo de pastel.

Misture os biscoitos amassados, a aveia e a manteiga derretida. Espalhe essa mistura uniformemente sobre o fundo da forma já preparada, comprimindo-a firmemente. Reserve.

Ponha o queijo cottage no processador de alimentos ou liquidificador e bata até obter uma massa lisa. Acrescente o cream cheese light, o alouette, o ovo inteiro, as 2 gemas, a maisena e as raspas de limão. Bata rapidamente até misturar tudo. Transfira a massa para uma tigela.

Num recipiente limpo, bata as 2 claras em neve. Aos poucos, junte o açúcar de confeiteiro, batendo até o merengue ficar espesso e brilhante. Cuidadosamente, adicione metade do merengue à mistura dos queijos. Acrescente os mirtilos, seguidos pelo restante do merengue.

Despeje essa mistura sobre a base de biscoitos na fôrma e leve ao forno por 30 minutos. Cubra frouxamente com papel-alumínio e reduza a temperatura do forno para 160°C. Asse por mais 1 hora ou até o cheescake parecer assado no centro. Desligue o forno e deixe-o ali para esfriar por 30 minutos, com a porta ligeiramente entreaberta - isso ajuda a evitar rachaduras.

Transfira o cheesecake para uma grade, deixe esfriar e leve à geladeira até a hora de servir. Passe uma faca em volta das laterais, para soltar da fôrma. Depois, desenforme. Retire o papel e coloque o cheesecake num prato de servir. Decore com os mirtilos reservados e algumas folhas frescas de hortelã, e polvilhe com açúcar de confeiteiro.


Receitas Relacionadas:
Receitas mais atuais:
Receitas mais antigas:

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)