Ingredientes para: 1 broa (cortada em 8 pedaços)
300 g de farinha de trigo branca para pão
200 g de farinha de trigo integral para pão
100 g de farinha de trigo sarraceno
75 g de fubá
2 colheres de chá de sal
1 envelope de fermento biológico seco instantâneo, cerca de 7 g
1 colher de chá de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de sementes de girassol
2 colheres de sopa de sementes de abóbora
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
2 colheres de sopa de óleo de girassol
450 ml de água morna
um pouco de leite semi desnatado para pincelar

Sirva esta broa de textura crocante bem fresca e cortada em pedaços. Fica excelente acompanhando uma sopa ou com queijo e picles. Você pode variar como quiser a combinação de sementes ou usar apenas um tipo.


Tempo de preparo: 30 minutos, mais cerca de 2 horas para o crescimento
Tempo de cozimento: 30-35 minutos


Modo de preparo:
Numa tigela grande, peneire as três farinhas, incluindo os farelos que ficarem na peneira. Acrescente o fubá, o sal, o fermento e o açúcar.

Misture todas as sementes e reserve 1 colher de sopa para decorar. Junte o restante à mistura de farinhas.

Faça um buraco no centro dos . ingredientes secos e despeje ali o óleo e a maior parte da água. Aos poucos, incorpore as farinhas à água até formar uma massa lisa. Transfira a massa para uma superfície de trabalho e sove-a por cerca de 10 minutos ou até estar lisa e elástica.

Ponha a massa numa tigela grande, levemente untada, e cubra-a com um pano de prato úmido. Deixe fermentar num local aquecido por 1 1/2 hora ou até ter dobrado de volume.

Devolva a massa crescida à superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e insira nela o punho fechado. Com firmeza, amasse-a por alguns minutos. Modele-a como uma bola e coloque-a num tabuleiro grande untado. Cubra com filme plástico untado e deixe crescer por mais 20 a 30 minutos ou até ter aumentado bastante de volume e, quando pressionada, voltar à forma original.

Próximo ao fim do tempo de crescimento, pré aqueça o fomo a 230°C. Descubra a massa e, com uma faca afiada, faça cortes profundos para marcar 8 pedaços. Pincele com leite e salpique as sementes reservadas.

Asse por 15 minutos, depois reduza a temperatura do fomo para 200°C. Asse por mais 15 a 20 minutos ou até a broa estar dourada e produzir um som oco quando você bater com os dedos na sua base. Deixe esfriar numa grade metálica. É melhor consumi-Ia no mesmo dia.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)