Ingredientes para: 1 pão pequeno (rende cerca de 8 fatias)
250 g de farinha de trigo branca para pão
200 g de farinha de trigo integral para pão
1 colher de chá de sal
1 envelope de fermento biológico seco instantâneo, cerca de 7 g
1/4 de colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de erva doce
300 ml de leite semi desnatado
30 g de manteiga
2 pimentões vermelhos ou amarelos, sem sementes e cortados ao meio
3 colheres de sopa de pasta de tomate seco
1/2 cebola roxa pequena, cortada em fatias finas
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem

Este pão diferente é feito com uma mistura de farinhas de trigo branca e integral, mais erva-doce para dar um sutil sabor de anis. A massa é enrolada com um recheio de legumes, e, quando o pão é partido, forma-se uma colorida espiral. Substitui com perfeição um sanduíche.


Tempo de preparo: 35 minutos, mais cerca de 1 1/2 a 2 horas para o crescimento
Tempo de cozimento: 35-40 minutos


Modo de preparo:
Numa tigela, peneire as farinhas de trigo branca e integral e o sal, incluindo o farelo que restar na peneira. Acrescente o fermento seco, o açúcar e a erva-doce. Faça um buraco no centro da farinha.

Em fogo brando, aqueça o leite com a manteiga até que esta derreta. Deixe esfriar um pouco, até ficar morno, e depois despeje-o no buraco feito nos ingredientes secos. Aos poucos, misture a farinha com o líquido até obter uma massa mole.

Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e deixar de ser pegajosa. Modele-a como uma bola, coloque-a numa tigela untada e cubra-a com um pano de prato úmido. Deixe fermentar num local aquecido por 1 a 1 1/2 hora ou até ter dobrado de volume.

Enquanto isso, pré aqueça a grelha a uma temperatura alta. Grelhe as metades do pimentão, com o lado da casca para cima, até ficarem chamuscadas. Coloque-as num saco de plástico e deixe esfriar. Depois remova a pele. Corte o pimentão em tiras longas.

Devolva a massa à superfície de trabalho levemente enfarinhada e insira o punho fechado, como se desse um soco nela. Amasse-a delicadamente até que fique macia. Abra a massa, formando um retângulo de 20 x 33 cm. Espalhe a pasta de tomate seco, deixando uma borda de 1 cm por toda a volta. Depois, disponha por cima as tiras de pimentão e as fatias de cebola-roxa, numa camada. Salpique 2 colheres de sopa de queijo parmesão, uniformemente, por cima de tudo.

Com firmeza, enrole a massa como um rocambole. Prenda as extremidades por baixo do pão e coloque-o numa fôrma untada com capacidade para 900 g. Cubra e deixe num local aquecido por 30 minutos ou até ter crescido e, quando pressionada, voltar à forma original.

Próximo ao fim do tempo de crescimento, pré aqueça o forno a 230°C. Descubra a massa e, com uma faca afiada, faça vários cortes no topo do pão. Pincele com o azeite de oliva e salpique a colher de sopa restante de queijo parmesão. Asse por 15 minutos, depois reduza a temperatura do forno para 200°C. Asse por mais 20 a 25 minutos ou até o pão estar crescido e dourado e produzir um som oco quando você bater com os dedos na sua base.

Ponha o pão numa grade metálica e deixe esfriar. É melhor se consumido no mesmo dia em que foi preparado.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)