Ingredientes para: 2 pães pequenos (cada um rende cerca de 14 fatias)
400 g de batatas, lavadas, escovadas e cortadas em pedaços grandes
700 g de farinha de trigo branca para pão
1 colher de chá de sal
1 envelope de fermento biológico seco instantâneo, cerca de 7 g
1 colher de sopa de melado

Preparado da maneira tradicional, com batatas amassadas na hora, este pão leve e macio tem um sabor delicioso e uma textura úmida. É excelente cortado em fatias finas e usado para preparar sanduíches leves, ou torrado e consumido com um pouco de mel. A batata aumenta o tempo de conservação deste pão.


Tempo de preparo: 45 minutos, mais cerca de 1 hora para o crescimento
Tempo de cozimento: 40-45 minutos


Modo de preparo:
Ponha as batatas numa panela com água fervente e deixe cozinhar em fogo brando por 15 minutos ou até ficarem macias. Escorra, reservando a água do cozimento. Quando as batatas estiverem frias o suficiente para serem manuseadas, descasque-as.amasse as batatas até obter uma pasta homogênea. Deixe esfriar.

Numa tigela grande, peneire 600 g da farinha de trigo e o sal. Acrescente as batatas amassadas e, com as pontas dos dedos, incorpore a farinha. aicione o fermento e misture bem.

Meça 300 ml da água do cozimento das batatas, que deve estar morna. Adicione o melado e mexa até que ele dissolva. Despeje esta mistura sobre a farinha e mexa bem. É mais fácil fazer isso com as mãos. Acrescente o restante da farinha, conforme o necessário, a fim de obter uma massa macia, sem ser pegajosa.

Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e sove-a por 5 a 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Ponha a massa numa tigela grande, untada, e cubra-a com um pano de prato. Deixe fermentar num local aquecido por 40 minutos ou até ter atingido cerca de uma vez e meia o seu volume.

Devolva a massa crescida à superfície de trabalho e insira nela o punho fechado. amasse-a por cerca de 3 minutos. Divida a massa ao meio e modele cada pedaço em forma de pão (veja pág. 25). Ponha-os em 2 fôrmas para pão, bem untadas com capacidade para 450 g. Cubra novamente com o pano de prato e deixe fermentar num local aquecido por cerca de 20 minutos.

Próximo ao fim do tempo de crescimento, pré aqueça o forno a 180°C. Descubra os pães e asse-os por 40 a 45 minutos ou até estarem bem crescidos e dourados e produzirem um som oco quando você bater com os dedos na sua base. Desenforme-os sobre uma grade metálica e deixe esfriar. Esse tipo de pão se conserva por até uma semana.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)