Ingredientes para: 4 pessoas
340 g de farinha de trigo branca para pão
1/2 colher de chá de sal
1 envelope de fermento biológico seco instantâneo, cerca de 7 g
200 ml de água morna
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

Cobertura napolitana
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 cebola pequena, bem picada
2 dentes de alho, amassados
2 latas de tomates picados, cerca de 400 g cada
1/2 colher de chá de açúcar
um pequeno punhado de folhas de manjericão fresco, rasgadas em pedaços
150 g de mozarela, em fatias bem finas
8 filés de anchova, cortados ao meio, no sentido do comprimento
8 azeitonas pretas, sem caroço e partidas
sal e pimenta do reino

A pizza feita em casa é muito mais saborosa que as encontradas no comércio, e é muito fácil preparar essa massa de pão enriquecida com azeite de oliva. Além disso, você pode preparar as coberturas que quiser. A desta receita, com tomate, mozarela, anchovas e azeitonas, é a clássica napolitana.


Tempo de preparo: 45 minutos, mais 1 a 1 1/2 hora para o crescimento
Tempo de cozimento: 20-25 minutos


Modo de preparo:
Numa tigela, ponha a farinha de trigo e junte o sal e o fermento. Faça um buraco no centro da farinha e despeje nele a água e o azeite. Com uma espátula, misture tudo para formar uma massa mole, acrescentando um pouco mais de água, se estiver muito seca.

Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até estar lisa e elástica. Ponha a massa numa tigela grande, levemente untada, e cubra-a com filme plástico. Deixe fermentar num local aquecido por I a I \6 hora ou até ter dobrado de volume.

Enquanto isso, prepare a cobertura. Numa panela, aqueça o azeite de oliva, adicione a cebola e o alho e refogue em fogo brando, mexendo, por 3 minutos ou até ficarem macios. Junte o tomate com seu suco, o açúcar, sal e pimenta do reino a gosto e espere ferver. Deixe o molho borbulhar, mexendo sempre, até ser reduzido a cerca de metade do volume inicial, tomando-se assim um molho espesso. Retire do fogo e deixe esfriar.

Devolva a massa crescida à superfície de trabalho e insira o punho fechado, como se desse um soco. Amasse-a bem delicadamente. Com um rolo ou com as mãos, abra-a num círculo de cerca de 30 cm de diâmetro e transfira-a para um tabuleiro untado.

Acrescente o manjericão ao molho de tomate. Espalhe o molho sobre a pizza, deixando livre uma borda de 1 cm. Por cima do molho, disponha a mozarela, as anchovas e as azeitonas, e deixe a pizza num local aquecido por cerca de 15 minutos. Enquanto isso, pré aqueça o fomo a 220°C.

Asse a pizza por 20 a 25 minutos ou até a crosta ter crescido e adquirido uma cor dourada e o queijo ter derretido. Corte em fatias e sirva quente.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)