Ingredientes para: 1 pão (rende cerca de 16 fatias)
1 abobrinha pequena e firme, cerca de 115 g
400 g de farinha de trigo branca, mais um pouco para polvilhar
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
30 g de farelo de trigo
55 g de avelãs torradas, grosseiramente picadas
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 dente de alho grande, bem picado
1 colher de sopa de óleo de girassol
400 ml de leitelho, ou conforme a necessidade (se não encontrar leitelho, use creme de leite fresco azedado com limão: acrescente 2 colheres de chá de suco de limão a 1 xícara de creme de leite fresco)

A base desta receita é um pão rápido de bicarbonato de sódio enriquecido com complementos nutritivos: abobrinha ralada, avelãs torradas e farelo de trigo. Manuseando um pouco a massa, modela-se uma bela trança. Corte-a em fatias generosas, sirva com sopa ou uma salada substancial e terá um ótimo almoço.


Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de cozimento: 25-30 minutos


Modo de preparo:
Pré aqueça o forno a 200°C. Rale grosseiramente a abobrinha (com a casca) e esprema-a entre várias folhas de papel-toalha para absorver o excesso de umidade. Reserve.

Numa tigela grande, peneire a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio e o sal. Acrescente o farelo de trigo, as avelãs picadas, o açúcar, o alho e depois a abobrinha ralada.

Por cima salpique o óleo de girassol e adicione o leitelho aos poucos, usando uma espátula. Mexa até que todos os ingredientes estejam misturados, formando uma massa. Não mexa demais ou o pão ficará duro.

Amasse delicadamente, formando uma bola, e transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada. Corte a massa em dois pedaços iguais e amasse cada um deles até obter uma massa lisa. Com as mãos enfarinhadas, role suavemente cada pedaço de massa, formando um cordão de cerca de 30 cm de comprimento.

Na superfície de trabalho, disponha os cordões um ao lado do outro. Aperte uma das extremidades dos três cordões e, com cuidado, enrole-os um no outro. Coloque a trança num tabuleiro untado e salpique-a com um pouco mais de farinha de trigo.

Asse por 25 a 30 minutos ou até o pão estar crescido e dourado. Espere esfriar um pouco antes de fatiá10. É melhor consumi-lo no mesmo dia, mas ele se conserva por até 2 dias.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)