Ingredientes para: 1 pão (rende cerca de 12 fatias)
225 g de farinha de trigo integral com fermento
225 g de farinha de centeio
225 g de farinha de milho ou polenta instantânea
2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
200 g de passas
150 ml de melado
600 ml de leitelho (se não encontrar leitelho, use creme de leite fresco azedado com limão: acrescente 2 colheres de chá de suco de limão a 1 xícara de creme de leite fresco)
4 colheres de sopa de leite semi desnatado

Este pão multe grãos tem crosta macia e textura compacta. Sua cor escura e seu sabor ativo vêm do melado. Foi criado pelos colonizadores americanos na época em que a maioria das casas ainda não tinha forno.


Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de cozimento: 2 1/4 horas


Modo de preparo:
Para preparar este pão, você precisa de uma fôrma alta redonda com uma base sólida, de cerca de 15 cm de diâmetro e, pelo menos, 18 cm de altura. Deve ter capacidade para, pelo menos, 2,2 litros.

Numa tigela, coloque a farinha de trigo integral, a farinha de centeio, a "farinha de milho, o sal, o bicarbonato de sódio e as passas. Misture tudo muito bem e faça um buraco no centro.

Numa panela, misture o melado, o leitelho e o leite, e aqueça um pouco. Despeje tudo no buraco feito na mistura de farinhas e mexa rapidamente. Com uma colher, transfira essa massa para a fOrma já preparada. Cubra a parte superior da fôrma com um pedaço dobrado de papel impermeável untado e depois com um pedaço dobrado de papel-alumínio, e amarre-os bem com um barbante.

Numa panela grande, ponha a fôrma sobre um suporte e acrescente água fervente suficiente para atingir três quartos da altura da fôrma. Tampe a panela com uma tampa de encaixe perfeito (se não tiver uma panela funda o suficiente, faça uma cobertura abobadada com papel alumínio para cobrir a panela). Cozinhe no vapor por 2 ~ horas - a água deve ferver em fogo baixo. Verifique de tempos em tempos e acrescente mais água fervente, se necessário.

Retire a fôrma da água e espere o pão esfriar por 10 minutos antes de desenformá-lo sobre uma grade metálica para esfriar completamente.

Para servir, corte em rodelas e depois corte cada rodela ao meio ou em quartos. Este pão pode ser conservado em local frio, embrulhado em papel impermeável e depois em papel-alumínio, por até 4 dias.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)