Ingredientes para: 1 pão grande (rende cerca de 12 fatias)
2 saquinhos de chá preto
330 ml de água fervente
225 g de frutas secas diversas
170 g de farinha de trigo branca com fermento
170 g de farinha de trigo integral com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de temperos variados em pó, como canela, gengibre e cravo
55 g de açúcar mascavo
1 ovo, batido

Este popular pão galês - o nome significa "pão manchado" - é normalmente preparado por padeiros com massa levedada e, em casa, pelo método de crescimento rápido. Deixar as frutas de molho no chá torna este pão macio e úmido. Sirva-o cortado em fatias grossas, com manteiga ou queijo cremoso.


Tempo de preparo: 10 minutos, mais 5 horas para deixar as frutas de molho
Tempo de cozimento: 1 1/2 hora


Modo de preparo:
Coloque os saquinhos de chá numa jarra à prova de calor e despeje ali a água fervente. Mexa e deixe em infusão por 3 a 4 minutos. Ponha as frutas secas numa tigela. Retire os saquinhos da jarra, espremendo-os, e derrame o chá sobre as frutas. Cubra e deixe de molho por pelo menos 5 horas ou de um dia para o outro.

Pré aqueça o forno a 160°C. Unte e forre uma fôrma para pão com capacidade para 900 g. Numa tigela, peneire as farinhas de trigo branca e integral, o fermento em pó e os condimentos, incluindo o farelo que restar na peneira. Acrescente o açúcar.

Adicione as frutas que ficaram de molho, inclusive todo o líquido que restar na tigela, e o ovo batido. Misture ligeiramente o ovo com as frutas e vá incorporando os ingredientes secos até misturar tudo. A massa deve estar mole o bastante para se desprender facilmente da colher. Acrescente mais 2 ou 3 colheres de chá de água quente, se necessário.

Com uma colher, transfira a massa para a fôrma já preparada e espalhe-a uniformemente. Asse por cerca de 1 1/4 hora ou até o pão estar firme e crescido, rachado no meio e dourado na superfície. Se o pão parecer muito escuro depois de 20 minutos de cozimento, cubra-o folgadamente com papel-alumínio.

Deixe esfriar na fôrma por cerca de 5 minutos e depois transfira-o para uma grade metálica até esfriar completamente. Este pão fica muito saboroso quando consumido I a 2 dias depois de preparado. Conserva-se por cerca de 5 dias num saco plástico em local arejado.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)