Ingredientes para 6 pessoas
500 g de batatas
400 g de batatas holandesas (rosa)
300 g de polpa de abóbora
50 g de queijo gruyere ralado
100 ml de creme de leite fresco
2 ovos
4 folhas de sálvia
80 g de manteiga
noz moscada ralada
sal
pimenta do reino preta

Dificuldade: média Tempo de preparo: 35 minutos Tempo de cozimento: cerca de 1 hora

Descasque as batatas e corte-as em cubos, juntamente com a polpa de abóbora. Cozinhe ambas ao vapor por 15 minutos. Escorra e passe as verduras pelo espremedor de batatas, recolhendo o purê obtido numa vasilha.

Incorpore pouco a pouco 30 g de manteiga, o queijo gruyêre, o creme de leite, os ovos, ligeiramente batidos, uma pitada de noz-moscada, sal e pimenta. Misture tudo até obter um composto homogêneo e reserve.

Descasque as batatas holandesas e corte-as em fatias finas, como chips. Numa panela pequena, derreta 30 g de manteiga e aromatize-a com as folhas de sálvia, bem lavadas e secas.

Unte com a manteiga restante uma fôrma redonda de aro removível e forre o fundo com papel-manteiga. Cubra o fundo e as paredes da fôrma com metade das batatas holandesas, despeje uniformemente o composto reservado e cubra com o restante das batatas. Regue o preparo com a manteiga de sálvia e asse em forno preaquecido a 180°C por 20 minutos.

Aumente a temperatura do forno para 220 °C e complete o cozimento por mais 15 minutos, até que as batatas da superfície fiquem bem douradas. Transfira o preparo para o prato de servir, retirando delicadamente o aro e o papel manteiga, e sirva bem quente.

o vinho
Experimente com um branco de uvas Pinot Bianco.


Receitas Relacionadas:
Receitas mais atuais:
Receitas mais antigas:

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)