Ingredientes para 4 pessoas
260 g de arroz arbóreo
500 g de filés de anchovas miúdas cortadas em tiras ou sardinhas
1 cebola
2 colheres de sopa de pinolis
2 colheres de sopa de uvas passa
1 pitada de pimenta malagueta em pó
1 pitada de canela
1 colher de café de açúcar
1 litro de caldo de peixe
6 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
sal

Dificuldade: alta
Tempo de preparo: 45 minutos, mais o tempo de repouso
Tempo de cozimento: 40 minutos

Modo de preparo
Limpe as 8nchovas, retirando as escamas, as cabeças e a barrigada, e abra-as ao meio, espalmadas. Salpique-as com sal e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Coloque as uvas passa de molho em 1 copo de água morna por 20 minutos. Enquanto isso, descasque, pique a cebola e refogue-a numa panela com 4 colheres de sopa de azeite, junto com os pinolis. Mexa por 5 minutos, acrescente o arroz, misture mais e comece a adicionar o caldo de peixe fervente, um pouco de cada vez, despejando outro assim que o anterior tiver sido completamente absorvido pelo arroz.

Depois de cerca de 12 minutos, acrescente ao preparo a canela, o açúcar, a pimenta-malagueta e as uvas passa, bem escorridas. Misture, cozinhe por 3 minutos, adicionando mais 1 concha de caldo, e apague o fogo. Retire as anchovas da geladeira, passe-as sob a água corrente para eliminar o excesso de sal e seque-as com papel toalha.

Coloque metade do risoto numa travessa ligeiramente untada, cubra com uma camada de anchovas, faça outra camada de risoto e finalize com mais uma camada de peixe. Regue com o azeite de oliva restante e leve ao forno pré aquecido a 200°C por entre 15 e 20 minutos. Sirva bem quente.


O vinho
Sirva este risoto com um tinto perfumado e de médio corpo, como o Tempranillo.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)