Ingredientes para 6 pessoas
500 g de massa frola
50 g de manteiga
2 limões
2 ovos
3 claras
270 g de açúcar
2 colheres de sopa de creme de confeiteiro
3 gotas de essência de limão
3 gotas de essência de baunilha
manteiga e farinha de trigo para untar
sal

Dificuldade: média
Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo de cozimento: cerca de 45 minutos


Modo de preparo
Aqueça o forno a 180°C. Unte uma fôrma para torta de 22 a 24 cm de diâmetro com manteiga e farinha. Abra a massa frola e forre o fundo da fôrma com ela. Faça furos com um garfo na superfície da massa, cubra-a com papel alumínio e encha com feijões. Asse a 180°C por 25 a 30 minutos. Quando estiver pronta, retire os feijões e o alumínio . e deixe a massa esfriar, desenformando a seguir. Sem apagar o fogo, aumente a temperatura para 200°C.

Lave e seque os limões e rale a casca. Esprema-os e coe o suco. Derreta a manteiga em banho-maria numa vasilha. Acrescente o suco e as cascas dos limões, 100 g de açúcar e os 2 ovos inteiros. Mantendo o fogo muito baixo, misture bem os ingredientes com um batedor de arame até que o creme comece a engrossar. Passe o creme numa peneira e deixe esfriar, mexendo de vez em quando. Incorpore ao composto o creme de confeiteiro, misture bem e despeje tudo sobre a base de massa assada.

Bata as claras em neve bem firme com uma pitada de sal, 150 g de açúcar e as gotas das essências de limão e baunilha. Espalhe o merengue sobre o creme de limão, formando "picos" com a colher, e salpique com o açúcar restante. Asse em forno a 200°C, deixando dourar o merengue por alguns minutos. Retire do forno, deixe esfriar e mantenha refrigerado até a hora de servir.


O vinho
Acompanhe com um vinho de uva moscatel, como o Moscato d'Asti, de cor amarelada e sabor aromático.


Receitas Relacionadas:
Receitas mais atuais:
Receitas mais antigas:

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)