Ingredientes para 4 pessoas

Para o creme:
120 g de amêndoas sem pele
400 ml de leite
1 fava de baunilha
3 colheres de sopa de maisena
150 ml de creme de leite fresco

Para a calda:
2 gemas
200 ml de creme de leite fresco
1 pimenta malagueta fresca
40 g de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de rum
1 grão de pimenta preta
1 pau de canela

Dificuldade: média
Tempo de preparo: 30 minutos, mais o tempo para esfriar
Tempo de cozimento: 30 minutos


Modo de preparo
Pique em pedaços as amêndoas, reservando 4 unidades para a decoração. Coloque-as numa panelinha junto com o leite e a fava de baunilha com uma incisão no sentido do comprimento e leve ao fogo baixo. Deixe ferver, retire do fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 20 minutos.

Numa vasilha, misture a maisena com o creme de leite. Coe o leite, espremendo as amêndoas picadas com as costas de uma colher para extrair o seu caldo. Despeje tudo numa panela, acrescente o açúcar, misture bem e leve a ferver. Continuando a mexer, adicione a mistura de creme e maisena e cozinhe por cerca de 5 minutos até obter um creme denso. Retire do fogo, deixe esfriar e divida o creme entre 4 taças, levando à geladeira assim que esfriar.

Prepare a calda: aqueça o creme de leite com a pimenta cortada em tirinhas finas, a canela e o grão de pimenta quebrado. Bata as gemas junto com o açúcar mascavo até obter um líquido espumante. Adicione então o rum e o creme num fio. Leve ao fogo baixo por 5 minutos e desligue antes de o composto ferver. Deixe esfriar e passe por um coador. Sirva o creme regado com a calda e decorado com as amêndoas reservadas, cortadas em fatias finas.


O vinho
A uva malvasia, de origem italiana, se aclimatou bem na América do Sul e pode ser encontrada em bons vinhos do Rio Grande do Sul, para acompanhar esta sobremesa.


Receitas Relacionadas:
Receitas mais atuais:
Receitas mais antigas:

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)