Originário da região do Mediterrâneo, seus principais produtores atualmente são Iugoslávia, França, Espanha e Portugal, além dos estados da Carolina do Norte, Virgínia e Califórnia, nos Estados Unidos, graças ao seu clima úmido.

O nome desta encantadora erva aromática, com suas folhas semelhantes a agulhas e delicadas flores azul-claras, deriva do latim e significa "orvalho do mar", pois ela cresce em solos ricos em cálcio e clima seco, recebendo borrifos salgados do mar. Tem um aroma forte, acre, mas inegavelmente agradável. Na Itália, é a erva preferida nos pratos de vitela e cordeiro. No norte da Europa, é utilizada nas misturas de salsicha.

A utilização desta erva remonta ao ano 500 a.C., sempre rodeada de folclore. Uma lenda diz que o alecrim só cresce nos jardins dos bons; em Hamlet, Ofélia diz: "Há alecrim ali, é para lembrança, ali mora gente de bem". Ainda hoje, na Inglaterra, o alecrim é colocado nos túmulos dos heróis ingleses.

Usos
O alecrim, erva doce e perfumada, é excelente em pratos com carneiro, sopas, assados, marinados, peixes e frutos do mar, e também em molho de tomate italiano para peixe, patê de fígado, batatas cozidas, couve flor, espinafre, cogumelos, frutas, sucos de frutas e pães. É usado também na preparação de aves, vitela, boi, porco, aves selvagens e caças. Salpique alecrim sobre o carvão quando estiver fazendo churrasco, e um raminho colocado em assados dá à carne um aroma incomparável.

QUANTIDADES SUGERIDAS PARA USO EM VÁRIOS PRATOS
1/4 colher (chá) a 1 colher (sopa) para uma galinha de 1 1/2 kg.
1/4 colher (chá) em 4 xícaras de salada de frutas ou 2 xícaras de suco de frutas.
1/4 a 1/2 colher (chá) em 2 xícaras de batata, couve flor ou tomate.
1/4 de colher (chá) a 1 colher (sopa) em 6 xícaras de molho para churrasco.
1/2 colher (chá), amassado, para 1 1/2 a 2 kg de carneiro assado, ou use em combinação com tomilho e sálvia.

Tags:

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)