Pimenta Vermelha (Dedo de Moça)

É uma espécie extremamente picante, encontrada na América, principalmente no Brasil. É utilizada nas preparações de molhos picantes para carne e peixes, na lingüiça e na cobertura para lombos. É uma planta anual, cuja altura varia de 35 a 50 em. As flores, solitárias e brancas, dão origem às pimentas, que chegam a medir 10 em de comprimento. É encontrada em diversas formas: inteira, moída, em conserva, seca e picada (esta conhecida como pimenta calabresa). No fruto seco, as substâncias picantes permanecem inalteradas por muitos meses, mas perde-se um pouco de seu teor de vitaminas.

A pimenta vermelha, natural da América tropical e do oeste das Índias, é conhecida desde os tempos pré-incaicos. Colombo encontrou pimentas vermelhas quentes (picantes) em Cuba e as levou para a Europa. Fruto da planta pimenta, não têm parentesco com a pimenta branca ou preta. A pimenta vermelha é encontrada moída e rasurada, e como uma mistura de cor laranja avermelhada. Tem sabor pungente e picante. Use com moderação.

Usos
A pimenta vermelha é muito usada em pratos mexicanos e italianos. Use para temperar carnes, frutos do mar, ovos aperitivos, sopas, cremes, tomate, ricota, requeijão, pratos com queijo, caldas, molhos, cobertura para saladas, picles, aves, caças, vegetais, molho para espaguete, tamale (tipo de comida mexicana), pratos com curry, pratos cremosos ceviche, salgadinhos de queijo, dips, para canapés, molhos para aperitivos e frutos do mar; coquetel de suco de tomate, blood mary, omeletes, suflês, croquetes, porco e carne de vaca para churrasco. A pimenta calabresa moída é particularmente importante em picles, cremes, molho de espaguete, molho para pizzas e no preparo de salsichas.

QUANTIDADES SUGERIDAS PARA USO EM VÁRIOS PRATOS
Salpique até 1/4 colher (chá) para 1/2 kg de camarão.
Salpique até 1/8 de colher (chá) para ovos.
Salpique até 1/8 colher (chá) em 1/2 xícara de manteiga para untar galinha ou peixe, ou usar sobre vegetais.
1/8 a 1 colher (chá) para 1/2 kg de carne moída.
1/8 a 1/4 colher (chá) em 2 xícaras de molho para pizza ou espaguete.
1 a 2 colheres (chá) para 100 g de extrato de tomate, picles misturado, ou feijão verde.

OBS. Uma boa regra é usar um salpico de até 1/8 de colher (chá) na maioria das receitas para 4 porções, a menos que se deseje uma comida muito quente (picante). Então, aumente para servir ao paladar de cada um.