Do sul da Europa e utilizada desde o século 3 a.c., é hoje cultivada em todas as regiões temperadas do mundo. Existem duas variedades conhecidas: uma de folhas lisas e de sabor mais forte, e outra, de folhas crespas.

Fonte excelente de vitamina C e de vários minerais, tem aroma suave e agradável. Mistura-se bem a todas as outras ervas. É empregada como atrativo para os olhos e para realçar o sabor na maioria das comidas, exceto doces.

Habitualmente, usa-se a salsa nos pratos para suavizar o odor que o alho e a cebola deixam no hálito. Os antigos gregos não consumiam salsa, mas a utilizavam como símbolo da morte nos funerais. Foi introduzida na Inglaterra em 1727, tornando-se popular durante o período vitoriano.

Pela dificuldade de estocar, a salsa é muito usada na forma desidratada, que preserva sua cor e sabor.

Usa-se picada fresca ou desidratada como adorno em sopas e molhos, sendo adicionada quando o prato já está pronto. Existe também uma variedade crespa, que dá um visual ainda mais bonito aos pratos.

Usos
Essa erva, de sabor suave, é usada freqüentem ente dentro e sobre as comidas. Ornamenta e dá sabor a canapés, sopas, saladas verdes, salada de couve, pães, molhos de ervas e manteigas, tomate e carne, recheios para peixes e carnes, em peixe frito ou grelhado, carnes e aves.

Integra a mistura aromática milanesa chamada gremolada, composta por casca de laranja, alho e salsa finamente picada. A gremolada é espalhada por cima do ossobuco, imediatamente antes de servir, embora possa ser utilizada para melhorar qualquer prato de carne recheada. Na cozinha francesa, faz parte do Bouquet Garni, junto com o tomilho e o louro. Entre nós, junto com a cebolinha, a salsa faz parte do chamado "cheiro-verde", muito conhecido e usado em vinhas-d' alhos, molhos, saladas, pratos de carne, aves e peixes. Aparece ainda como complemento de muitos pratos.

QUANTIDADES SUGERIDAS PARA USO EM VÁRIOS PRATOS
2 a 4 colheres (chá) em pacote de macarrão ou 3 xícaras de arroz cozido.
1 a 2 colheres (chá) em duas xícaras de mistura ou receita para wameusando 2 xícaras de farinha.
1 a 2 colheres (chá) em 2 a 3 xícaras de molho de tomate.
1/2 a 1 colher (chá) em 1/2 colher de manteiga para legumes, peixe ou carnes. 1/4 a 1 colher (chá) para 2 ovos mexidos ou omelete.

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