O peixe assado no forno costuma ficar um pouco seco, mas'esta inteligente técnica mediterrânea de assar não apresenta esse problema. O peixe é inteiramente revestido com sal, que o protege do calor intenso do forno, cresta sua pele e conserva a umidade e os sucos de sua carne. O resultado é magnífico, um peixe suculento que, surpreendentemente, -não fica muito salgado. Sirva a caranha vermelha com cunhas de limão e uma maionese de alho. PARA 2-3 PESSOAS COMO PRATO PRINCIPAL

1 caranha vermelha, cerca dê 800 g - l kg, com cabeça, nadadeiras e escamas intactas
750 g de sal marinho grosso
1 punhado de ramos de tomilho ou alecrim

Para servir:
salsa
cunhas de limão
Maionese de Alho

1 Aqueça o forno à temperatura de 220°C. Lave o peixe e sacuda-o para remover o excesso de água, mas mantenha a pele umedecida.

2 Acomode uma folha larga de papel-alumínio sobre uma assadeira rasa. Espalhe metade do sal sobre o papel alumínio para fazer a cama, cubra com metade dos ramos de ervas e acomode o peixe por cima. Espalhe as ervas restantes sobre o peixe e despeje a seguir o resto do sal, para cobrir toda a caranha. Pressione o sal contra as laterais do peixe e depois amasse para cima as bordas do papel-alumínio para deixar a carne firme. Não cubra com o papel-alumínio por cima, já que o vapor precisa ter por onde escapar para que a pele fique crocante.

3 Asse o peixe por 20 minutos, depois retire-o do forno e deixe que descanse por 10 minutos. Quebre a camada crocante de sal, passe uma faca longa por baixo do peixe, levante-o e leve-o cuidadosamente para uma tábua.

4 Retire a pele do peixe, que sairá facilmente, e corte a carne da parte superior (sobre as espinhas) em filés. Remova as espinhas inteiras e corte a carne da parte inferior em filés; ela estará suculenta e umedecida. Transfira com cuidado os filés de peixe para uma travessa e decore com salsa. Sirva com cunhas de limão e maionese de alho.

 


Receitas Relacionadas:
Receitas mais atuais:
Receitas mais antigas:

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)