Ingredientes para 4 pessoas
260 g de açúcar
180 g de farinha de trigo
130 g de damascos secos
80 g de manteiga
60 g de uvas passa
60 g de nozes sem casca
2 g de vanilina (ou 8 gotas de essência de baunilha)
1 laranja
1 ovo
1/2 colher de café de fermento em pó
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
150 ml de suco de laranja
200 ml de creme de leite fresco
óleo de girassol

Dificuldade: média
Tempo de preparo: 35 minutos
Tempo de cozimento: 45 minutos

Numa tigela, bata a manteiga com 100 g de açúcar até o ponto de creme, incorpore a vanilina, o ovo e a casca ralada de 1/2 laranja. Acrescente a farinha, peneirada, e o fermento e misture até obter uma massa homogênea. Reserve.

Numa panela, junte 200 ml de água com os damascos, picados, as uvas passa, hidratadas e bem espremidas, e . boa parte das nozes, picadas em pedaços pequenos.

Leve à fervura, retire a panela do fogo e acrescente o bicarbonato de sódio. Misture e despeje tudo na massa reservada, mexendo com a colher de pau. Divida esse composto em 4 forminhas de pudim de alumínio pinceladas com óleo, cubra-os com papel-alumínio e cozinhe-os no vapor por 35 minutos.

Numa panela pequena, dissolva o açúcar restante com 60 ml de água em fogo médio. Quando o açúcar começar a caramelar, retire-o do fogo, adicione o suco de laranja, mexa e deixe esfriar.

Leve novamente ao fogo, despejando o creme de leite em um fio. Deixe a calda ferver lentamente por alguns minutos e, então, coloque-a no fundo de pratos de sobremesa.

Deixe os bolinhos esfriarem e desenforme-os nos pratos sobre a calda, decorando com as nozes restantes, picadas, e pequenos triângulos de laranja com casca, retirados da outra metade da fruta. Sirva o doce morno.

O vinho
Sirva com um italiano Moscato Passito da ilha de Pantelleria, na Sicília.


Receitas Relacionadas:
Receitas mais atuais:
Receitas mais antigas:

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)