Massa
200 g de farinha
1 pitada de sal
100 g de manteiga
30 g de açúcar
1 ovo
1 colher (sopa) de água

Recheio
1 kg de maçã

Caramelo
115 g de açúcar
1 colher (sopa) de água
60 g de manteiga
sementes de 1/2 fava de baunilha

50 g de noz pecã
50 g de pinhão
50 g de pistache
Sorvete de baunilha

Esta clássica receita que as irmãs Tatin, de lamotte-Beuvron, tornaram famosa, é para uma, torta grande de maçã, coberta com massa e servida de cabeça para baixo. Nossas porções individuais são adoçadas com nozes carameladas e sorvete.

Faça a massa. Peneire a farinha e o sal numa tigela e.misture a manteiga com os dedos. Junte o açúcar. Bata o ovo levemente e misture-o com a água aos ingredientes secos. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Prepare a maçã. Descasque e tire as sementes e corte cada uma em seis pedaços iguais para obter uma apresentação perfeita.

Para o caramelo, derreta o açúcar, a água e a manteiga. Junte as sementes de baunilha e cozinhe até formar um caramelo claro. Acrescente a maçã e cozinhe por 2 ou 3 minutos, Adicione as castanhas, mantendo-as separadas para aromatizar o caramelo e facilitar sua retirada. Cozinhe por cerca de 5 minutos.

Abra a massa num círculo de cerca de 3 mm de espe2sura. Corte 4 discos usando o fundo de uma forminha como molde. Asse-os no forno pré aquecido a 190°C por 7-10 minutos até começar a dourar.

Tire as castanhas do caramelo e sobreponha as fatias de maçã nas forminhas, usando quase toda a calda. Cubra cada uma com os discos de massa. Asse por 10-15 minutos a 170°e.

Deixe as tortinhas esfriarem e vire-as sobre os pratos. Ponha uma quenelle de sorvete de baunilha no centro e despeje um pouco de caramelo. Arrume as castanhas em volta da torta.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)