Arroz
125 g de arroz
1/2 litro de leite
1 fava de baunilha
1 pitada de sal
Casca de laranja
100 g de açúcar
2 gemas
50 ml de creme de leite
25 g de groselha ou uva passa

Caramleo
125 g de açúcar
50 ml de água

Shortbread
250 g de farinha
180 g de manteiga
1 ovo
1 pitada de sal
125 g de açúcar
1 pitada de fermento em pó

Molho de Damasco
125 g de damasco em calda
1/2 fava de baunilha
1 colher (chá) de açúcar

250 g de morango
Casca de laranja

Este bolo de arroz assado com caramelo e groselha é uma tradicional receita francesa, aqui renovada pelo chef, que são bolos individuais em bases de shortbread cobertos com fatias de morango, casca de laranja e molho de caramelo e damasco.

Ponha o arroz numa panela com água e deixe ferver por 2 minutos. Aqueça o leite, a baunilha, o sal e a casca de laranja em fogo baixo. Escorra o arroz, junte-o à mistura de leite e deixe ferver. Quando o arroz tiver absorvido o leite por completo, Junte o açúcar e ferva outra vez. Tire do fogo e misture as gemas e o creme de leite. Junte a groselha ou uva passa, misturando depressa. Reserve.

Faça o caramelo. Ferva o açúcar com a água até ficar dourado claro Despeje um pouco do caramelo nas forminhas e vire-as para cobrir os lados. Proteja as mãos com uma toalha. Devolva o excesso de caramelo à panela.

Preencha 1/4 das forminhas com o arroz e leve para assar em banho-maria ou numa assadeira com 5 cm de água a 170°C por 15 minutos.

Enquanto isso, faça o shortbreod. Forme uma farofa com a farinha e a manteiga. Junte o ovo e depois o sa1, o açúcar e o fermento, e amasse até obter uma mistura homogênea. Leve a massa à geladeira por pelo menos 30 minutos.

Abra a massa com cerca de I cm de espessura. Corte 4 círculos um pouco maiores que a base das forminhas. Ponha-os numa fôrma e asse a 170°C por 15 minutos. Tire do forno e deixe esfriar numa grade de metal.

Ponha uma base de shortbreod em uma superfície lisa e limpa. Desenforme um dos bolos de arroz com cuidado e ponha-o sobre o shortbreod com uma espátula. Repita com as demais. Corte fatias finas de morango no sentido comprimento e decore os bolos de arroz. Junte tiras finas de casca de laranja à decoração.

Faça o molho de damasco. Corte a fava de baunilha ao meio, raspe as sementes e esmague-as com açúcar com as costas de uma colher de chá. Bata o damasco no liquidificador e Junte a mistura de baunilha e o açúcar. Adicione um pouco da calda do damasco para acertar a consistência. Respingue o molho ao redor da borda de servir, fazendo o mesmo com o caramelo. Coloque o bolo de arroz no centro, repita com os demais e sirva.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)