Revestimento de massa
1 kg de farinha de centeio (ou 600 g de farinha de centeio misturada com 400 g de farinha de trigo)
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de manteiga

Recheio
1 1/2 kg de corégono branco ou perca europeia
Sal
pimenta preta
250 g de carne de porco gorda
150 g de entremeada
1 ramo de endro lavado

Para o revestimento, faça uma massa uniforme e lisa com a farinha, o sal, a manteiga e 1 l de água (a farinha de centeio pura resulta num revestimento saboroso, com uma percentagem de farinha de trigo, a massa amassa-se melhor). Reserve.

Entretanto, prepare o peixe para fazer o recheio (amanhe e corte a cabeça e o rabo). Lave cuidadosamente, seque com um pano de cozinha e tempere com sal. (Se usar um peixe grande em vez de vários peixes pequenos, corte-o em pedaços de cerca de 5 em.) Corte a carne de porco às fatias finas. a entremeada aos quadrados e pique o endro.

Estenda a massa até obter um formato oval sobre uma bancada de trabalho com farinha. Deite camadas de peixe e carne no centro. e entremeada e endro sobre elas. Tempere com sal e pimenta.

Unte os rebordos da massa com água e dobre-os sobre o recheio; aperte bem. Alise a superfície com as mãos molhadas e polvilhe com farinha de centeio.

Leve a empada ao forno a 250°C, até que a superfície fique corada, depois embrulhe em papel de alumínio e deixe cozer no forno a baixa temperatura (150°C) durante 5 a 6 horas. Barre de vez em quando com a gordura do porco. Depois da cozedura. deixe arrefecer e sirva às fatias grossas corno se fosse um pão.

O kalakukko é consumido quente ou frio com manteiga e é acompanhado com leite frio ou soro de manteiga.

 

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)