1 cebola
500 9 de carne de vaca picada
500 9 de carne de porco picada
Sal
pimenta preta
1 chávena de arroz
1 couve branca (com cerca de 1 kg)
1 l de caldo de carne

molho
2 colheres de farinha
2 colheres de sopa de manteiga
50 g de natas ácidas
Açúcar
Sal
1 colher de sopa de concentrado de tomate

Pique as cebolas previamente descascadas e aloure-as num pouco de manteiga, até ficarem transparentes. Deite a carne moída num recipiente, tempere e misture com a cebola. Adicione o arroz cru. Lave o repolho e retire o talo. Numa panela grande, ferva água com sal e coza a couve nesta água, durante cerca de 5 minutos. De seguida, passe a couve por água gelada, retire as folhas e disponha-as em circulo, em cima de um pano limpo, de modo a que as folhas se sobreponham - comece pelas folhas exteriores, depois prossiga da mesma forma com as folhas seguintes até chegar às folhas interiores. Deite um pouco de mistura de carne picada sobre cada camada.

Levante as pontas do pano e torça-as, de modo a obter novamente a forma de um repolho de couve. Coloque este repolho numa panela grande com água a ferver e adicione um pouco de caldo de carne para apurar o sabor. Tape e deixe cozer em lume brando durante cerca de 15 minutos.

Aqueça previamente o forno a 200°C.

Para a preparação do molho, aloure a farinha e adicione a manteiga, mexendo sempre, até que se formem pequenas bolhas. Regue com um pouco de água ou caldo de carne, incorpore as natas ácidas e deixe cozer em lume brando, durante um minuto.

Tempere o molho com açúcar e sal e incorpore o concentrado de tomate.

Retire o repolho de couve da panela e coloque-o numa forma refrataria. Regue com o molho e leve ao forno durante 10 a 15 minutos. Adicione o restante caldo de carne e sirva com pão de centeio e cerveja.

 

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)