Ingredientes para: 4 pessoas
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
2 pedaços de toucinho magro defumado, picados
1 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
1 pimentão vermelho, sem as sementes, picado
100 g de feijão branco, deixado de molho por, pelo menos, 8 horas
1.250 ml de caldo de galinha ou de legumes quente
2 ramos de alecrim fresco ou 1 colher de chá de alecrim seco
100 g de repolho crespo, cortado em tiras finas
sal e pimenta do reino

Esta sopa simples e saudável, típica da culinária italiana, é uma ótima entrada. É muito fácil de preparar, embora seja preciso deixar o feijão de molho com antecedência. Se esquecer de fazê-Io, você pode usar feijão em lata para preparar a versão rápida sugerida nas Dicas e sugestões, abaixo. Sirva com ciabatta ou pão rústico ainda quentes.

Tempo de preparo: 10 minutos, mais 8 horas para o molho
Tempo de cozimento: 1 1/2 hora


Modo de preparo:
1 Aqueça o azeite numa caçarola . grande, acrescente o toucinho e a cebola e refogue por 5 minutos ou até que a cebola fique macia. Adicione o alho e o pimentão vermelho, cozinhando em fogo brando por mais 2 minutos.

Escorra o feijão que estava de molho e lave-o em água fria corrente. Coloque-o na panela com o caldo. Espere levantar fervura e mantenha em fogo alto por 10 minutos, reduzindo a chama para deixar cozinhar em fogo brando. Retire a espuma com uma escumadeira.

Junte o alecrim. Tampe parcialmente a panela e deixe o caldo cozinhar em fogo brando por 45 a 60 minutos ou até que o feijão fique bem macio.

Com uma escumadeira, remova aproximadamente 3 colheres de sopa de grãos de feijão. Coloque-os numa bacia e amasse-os com um garfo.

Acrescente o repolho-crespo e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire os ramos de alecrim, se usar a folha fresca. Depois, junte os feijões amassados à sopa para engrossá-Ia um pouco. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva quente.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)