Ingredientes para: 8 pessoas
225 g de feijão-bolinha, deixado de molho por pelo menos 8 horas
1 cebola pequena, cortada ao meio
uma tira de casca de limão
2 folhas de louro
10 folhas ou mais de uva conservadas em salmoura
115 g de queijo cottage
2 dentes de alho, amassados
1 colher de sopa de suco de limão
2 ovos, levemente batidos
2 colheres de sopa de salsa picada
50 g de azeitonas verdes recheadas com pimentão, cortadas em fatias
sal e pimenta do reino

Para servir
1 pé de endívia pequeno
2 laranjas, descascadas e separadas em gomos
45 g de amêndoas torradas

Envolta em brilhantes folhas verdes de parreira e salpicada de azeitonas recheadas, esta terrina cremosa é uma verdadeira iguaria. É feita com feijão-bolinha macio e queijo cottage, e levemente temperada com alho. Sirva com folhas crocantes de endívia, gomos de laranja e pão francês, como uma entrada atraente e exótica.

Tempo de preparo e cozimento: 2 1/2 horas, mais 6-8 horas para o molho e duas horas para esfriar


Modo de preparo:
Escorra o feijão e lave-o em . água fria corrente. Coloque-o numa panela com a cebola, a casca de limão, as folhas de louro e água bastante para cobri-Io generosamente. Espere levantar fervura e mantenha em fogo alto por 10 minutos. Reduza a chama e deixe cozinhar em fogo brando por 45 a 60 minutos ou até que os grãos fiquem macios.

Enquanto isso, escorra as folhas de uva e lave-as em água fria. Estenda-as sobre papel-toalha e seque-as. Unte com óleo uma terrina com capacidade para 900 g ou uma fôrma para pães e forre-a com as folhas de uva, com o lado brilhante para fora, deixando que parte fique pendurada para fora do recipiente. Reserve.

Pré aqueça o fomo a 180°C. Escorra o feijão e descarte a cebola, a casca de limão e as folhas de louro. Coloque os grãos numa tigela e amasse-os até obter uma pasta razoavelmente homogênea.

Acrescente o queijo, o alho, o suco de limão, os ovos, a salsa e o sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa e depois misture lentamente as azeitonas. Ponha essa mistura na fôrma anteriormente preparada, pressionando nos cantos. Nivele o topo e cubra com as folhas que ficaram para fora. Use folhas adicionais para cobrir, se necessário.

Cubra a terrina ou fôrma com um pedaço de papel-alumínio, prendendo-o sob as bordas, para vedar bem. Coloque a terrina sobre um tabuleiro alto com água quente suficiente para atingir dois terços da altura da terrina. Deixe cozinhar por uma hora ou até que o topo da terrina adquira consistência firme ao toque. Retire a terrina da água, coloque-a sobre um descanso de metal para esfriar. Deixe esfriar por pelo menos 2 horas antes de servir.

Para desenformar, passe uma faca em volta dos lados da terrina e vire-a sobre um prato ou tábua. Corte-a em fatias e transfira-as para pratos. Decore cada porção com folhas de endívia, gomos de laranja e amêndoas, e sirva.


Receitas Relacionadas:
Receitas mais atuais:
Receitas mais antigas:

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)