Ingredientes para: 6 pessoas
15 g de manteiga
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 cebola pequena, picada
340 g de arroz para risoto
150 ml de vinho branco seco
uma pitada de açafrão em rama (pistilo) ou 1 colher de chá de açafrão em pó
1,5 litro de caldo quente de legumes
raspas de 1 limão
2 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de cebolinha fresca picada
2 colheres de sopa de salsa picada
sal e pimenta do reino

Para servir
15 g de queijo parmesão inteiro
cebolinha picada

Este aromático riso to de sabor fresco pode ser servido como entrada ou acompanhamento. Deve ser consumido assim que for preparado - se esfriar, o amido começa a endurecer, resultando numa textura pesada. Raspas e suco de limão, junto a ervas aromáticas frescas, acrescentados no final criam uma maravilhosa explosão de sabor.

Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de cozimento: cerca de 25 minutos


Modo de preparo:
Aqueça a manteiga e o azeite numa caçarola grande, acrescente a cebola e refogue por 4 a 5 minutos ou até que a cebola fique macia, mexendo ocasionalmente.

Adicione o arroz e cozinhe por 1 minuto, revolvendo-o para que todos os grãos fiquem cobertos pela mistura de manteiga e azeite. Acrescente o vinho e deixe ferver até que este tenha evaporado quase por completo.

Misture o açafrão no caldo quente de legumes. Ponha uma concha do caldo na panela e deixe borbulhar suavemente até que tenha sido absorvido quase por completo, mexendo freqüentemente. Continue acrescentando o caldo, uma concha de cada vez, deixando que cada porção seja quase toda absorvida antes de acrescentar a próxima, mexendo freqüentemente. O tempo total de cozimento deve ser de 15 a 20 minutos. O risoto estará pronto quando o arroz estiver macio, mas com os grãos ainda inteiros e firmes, e a textura geral úmida e cremosa.

Retire a panela do fogo e junte as raspas e o suco de limão, a salsa e a cebolinha. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Usando um descascador de legumes, raspe o queijo parmesão, tirando lascas finas e espalhe-as sobre o risoto junto às cebolinhas da guarnição. Sirva imediatamente


Receitas Relacionadas:
Receitas mais atuais:
Receitas mais antigas:

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)