4 pombos
500 g de cebola
110 g de manteiga
1 colher (sopa) de gengibre em pó
4 g de açafrão
1 maço grande de coentro
1 maço grande de salsinha
8 ovos + 1 gema de ovo
150 g de açúcar
80 g de amêndoas sem pele
canela em pó
10 folhas de massa filo ou 600 g de massa folhada
100 g de manteiga derretida
açúcar de confeiteiro
sal

Rendimento: 6 porções

PREPARO: 1 HORA COZIMENTO: 1 HORA

Bebida sugerida: morgon

1. Descasque as cebolas e corte-as em fatias finas. Numa panela grande, refogue os pombos inteiros em 100 g de manteiga, junto com a cebola, o gengibre, o açafrão e sal. Quando estiverem dourados, acrescente 750 ml de água. Deixe cozinhar em fogo brando, tampando a panela, por cerca de 30 minutos.

2. Retire os pombos e deixe-os amornar. Retire os ossos e pique a carne em cubinhos.

3. Lave e pique o coentro e a salsinha. Bata 8 ovos em omelete. Coloque as ervas e o açúcar na panela. Deixe engrossar e então adicione o omelete. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo com uma espátula sem parar. Deixe esfriar.

4. Enquanto isso, doure as amêndoas no restante da manteiga, com uma pitada de canela. Escorra-as em papel absorvente e tritUre-as grosseiramente. Misture-as com os ovos cozidos.

5. Preaqueça o forno a 200°C.

6. Unte com manteiga derretida 4 folhas de massa filo. Coloque-as numa fôrma de 22 cm de diâmetro, sobrepondo-as e deixando-as ultrapassar as bordas. Ponha os cubos de pombo no fundo. Cubra com 3 folhas de massa untadas uma a uma e coloque por cima os ovos com ervas e amêndoas. Termine com as 3 folhas de massa restantes, sempre untadas com manteiga derretida. Dobre as bordas das massas para dentro da fôrma, pincelando-as com a gema do último ovo, dissolvida com um pouco de água.

7. Pincele a massa com manteiga derretida e leve ao forno entre 15 e 20 minutos, até ficar bem dourada. Tire-a do forno, polvilhe-a com açúcar de confeiteiro e desenhe losangos por cima com a canela.

Não encontrando a massa filo (vendida em lojas de produtos árabes e em grandes supermercados), faça a torta com massa folhada comum, não colocando a camada de massa entre os recheios. Pode-se usar peito de frango no lugar dos pombos.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)