1 pato novo de cerca de 1,5 kg preparado pelo granjeiro
1 manga meio verde

Para a marinada:
2 cebolas
2 cenouras
3 ramos de salsinha
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de vinho branco doce
pimenta do reino

Para o molho:
1 manga bem madura
2 colheres (chá) de mel
2 colheres (sopa) de chutney de manga
2 ramos de salsinha
sal
pimenta do reino

Rendimento: 4 porções

PREPARO: 2 HORAS MARINADA: 18 HORAS COZIMENTO: 1 HORA

Bebida sugeri da: borgonha

1. Corte as asas e o pescoço do pato em pedaços pequenos, e reserve.

2. Prepare a marinada. Descasque e corte em fatias bem finas as cebolas. Descasque, lave e rale as cenouras. Lave, desfolhe e pique fino a salsinha. Numa ri gela, misture a cebola, a cenoura, a salsinha, o óleo, o vinho e 1/2 colher (café) de pimenta moída.

3. Ponha o pato numa assadeira. Deixe o fígado e a moela dentro. Esfregue um pouco da marinada no pato, fazendo-a penetrar bem. Regue com o restante da marinada e ponha na geladeira por 18 horas. Tire 2 horas antes do cozimento.

4. Prepare o molho. Descasque a manga e destaque toda a polpa do caroço. Bata-a no liquidificador com um copo de água, de modo a obter um líquido bem espesso. Coe. Despeje esse suco numa panela com o mel, o chutney de manga, a salsinha, o pescoço e as asas do pato. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar por 1 hora em fogo brando, mexendo regularmente. Adicione água durante o cozimento, pois o molho deve permanecer untuoso e leve.

5. Preaqueça o forno a 230°C.

6. Salgue o pato, leve ao forno e asse por 10 minutos. Vire-o e deixe assar por mais 10 minutos. Vire-o novamente e asse por mais 10 minutos.

7. Durante o cozimento do molho e do pato, corte a manga meio verde em cubinhos.

8. Tire o molho do figo e passe-o numa peneira, apertando bem o pescoço e as asas do pato para extrair o caldo. Adicione os cubinhos de manga e reserve em lugar aquecido.

9. Corte o pato, arrume-o numa travessa e reserve em lugar aquecido.

10. Corte o fígado e a moela em palitos de 1 cm de espessura. Recolha todo o caldo que escorre da carcaça. Retire os resíduos do cozimento da assadeira com 4 colheres (sopa) de água quente. Coe e adicione ao molho de manga. Coloque em fogo alto, e deixe cozinhar por 2 minutos depois de levantar fervura.

11. Regue o pato com esse molho fervente e sirva imediatamente.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)