250 g de farinha com fermento
1 colher (chá) de fermento em pó
uma boa pitada de sal marinho refinado
45 g de manteiga sem sal, amolecida
1 colher (sopa) de açúcar refinado, mais um pouco para polvilhar
50 g de uvas passas brancas
1 ovo grande caipira
100 ml de leite gelado, mais um pouco para pincelar

Eu fico desolado ao saber que várias pessoas só experimentaram scones industrializados. Os scones (N. do 1. : tipo de pão rápido, de origem escocesa.) feitos em casa são muito melhores, e você levará pouquíssimo tempo para misturar, moldar e assar a massa. Eu descobri que assá-las a temperaturas menores que a de costume faz com que permaneçam macios no exterior e continuem crescendo lindamente. A melhor maneira de comê-las é com um pouco de manteiga, logo que saem do forno, enquanto ainda estão mornos - com ou sem creme de nata e geléia caseira de morango. FAZ 8-10 SCONES

1 preaqueça o forno a 180°C. Forre uma chapa para assar com papel-manteiga.

2 Peneire a farinha, o fermento em pó e o sal juntos sobre uma tigela larga. Adicione a manteiga em pequenos pedaços e misture usando as pontas dos dedos. Ao misturar, levante a farinha bem alto a fim de deixar a massa aerada. Quando a manteiga estiver bem incorporada, a mistura deverá ficar semelhante a migalhas finas de pão. Misture com o açúcar, depois com as uvas-passas.

3 Em outra tigela, bata o ovo com o leite. Despeje cerca de 3/4 dentro da tigela com farinha e misture rapidamente com uma faca larga de mesa. Se necessário, ao misturar, vá adicionando mais ovos batidos com leite para criar uma massa macia, mas não grudenta. Não misture demais - quanto mais leve e rapidamente você bater, mais os seus scones crescerão.

4 Despeje a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada e abra gentilmente com um rolo ou trabalhe com as mãos até chegar a uma espessura de 2-2,5 cm. Utilizando um cortador de 6 cm, faça o máximo de rodelas de massa que puder. Com cuidado, junte os pedaços aparados e abra a massa para cortar, se possível, mais duas rodelas.

5 Acomode os círculos de massa sobre a chapa de assar forrada, pincele a superfície com leite e polvilhe levemente com o açúcar extra. Asse por 20-25 minutos até que cresça e doure. Para conferir se os scones estão prontos, pressione levemente as laterais de um deles -a massa deverá estar flexível. Transfira para um descanso aramado e deixe esfriar. Coma os scones dentro de 1 hora, enquanto ainda estiverem mornos.

VARIAÇÕES
Não utilize as uvas-passas e adicione 1 colher (chá) de canela moída ou especiarias diversas à farinha. Ou, para sabores picantes, não utilize açúcar e uvas-passas, misture 50 g de cheddar maturado e queijo parmesão ralado finamente, acrescente 12 colher (chá) de mostarda inglesa em pó e polvilhe a superfície com um pouco mais de queijo ralado antes de assar.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)