Este deslumbrante pão francês é o cruzamento entre o brioche e o pão branco simples. É muito fácil prepará-Io, especialmente se você tiver uma batedeira com gancho para massa. O segredo é primeiro fazer o fermento para deixá-lo ativo. O fermento fresco cria a melhor textura e sabor, mas pode-se também usar fermento seco. A massa pode ser assada em formato livre, ou dentro de uma fôrma redonda, ou moldada em 8 pãezinhos. É melhor consumir o seu pain de mie em um ou dois dias. FAZ 1 PÃO GRANDE

15 g de fermento fresco
125 ml de leite integral, aquecido até ficar morno (20°C)
125 g de farinha de trigo branca sem fermento (de preferência orgânica e não clareada)
160 g de farinha branca (de preferência, orgânica e não clareada)
1 colher (chá) de sal Maldon moído (é um sal produzido em Essex, no extremo sudeste da Inglaterra, a partir da evaporação natural da água do mar) ou sal marinho refinado
20 g de manteiga, em pedaços
2 colheres (chá) de açúcar refinado
4 colheres (sopa) de leite frio semolina para polvilhar
óleo para pincelar

1 Esmigalhe o fermento em um tigela média e bata com o leite até dissolver. Em seguida, bata com as 125 g de farinha sem fermento até obter uma mistura homogênea. Cubra com filme plástico e deixe em um lugar aquecido e arejado (como a prateleira do seu armário de cozinha, à temperatura de aproximadamente 28°C) por 1 hora para adquirir consistência de esponja.

2 Enquanto isso, peneire a farinha e o sal em uma tigela, espalhe a manteiga, então misture com o açúcar. Faça um buraco no centro.

3 Quando a massa "esponjosa" estiver pronta, coloque-a junto com o leite dentro do buraco da mistura de farinha. Misture até obter uma massa macia. Sove vigorosamente por 5-10 minutos, em uma batedeira com o gancho para a massa, ou com as mãos sobre uma superfície de trabalho levemente enfarinhada. A massa estará pronta quando, ao pressioná-la, você conseguir deixar a impressão digital do seu dedo polegar.

4 Coloque a massa em uma tigela, cubra com filme plástico e deixe em um local aquecido (28°C) por cerca de 1 hora até dobrar de tamanho.

5 Sove de novo a massa sobre uma superfície limpa e molde-a em formato oval grande. Polvilhe a superfície com semolina, pressionando levemente para que ela assente. Unte com óleo de oliva uma chapa para assar pesada e polvilhe-a generosamente com semolina. Coloque a massa na chapa para assar e deixe crescer até dobrar de tamanho, por cerca de 40-60 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a uma temperatura de 200°C.

6 Pulverize a chapa para assar com água fria, ao redor da massa crescida, então asse imediatamente por 10 minutos. Reduza para uma temperatura de 180°C e asse a massa até que fique dourada e crestada, por mais 1520 minutos. Quando estiver pronta, a massa deverá produzir um som oco ao receber uma batidinha de leve em sua base. Retire do forno, acomode o pão em um descanso aramado para que esfrie.

 

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)