Fougasse é o excelente pão achatado da região de Provence. Esta versão, com tomates secos e ervas, é a minha favorita. Você precisa fazer primeiro uma "esponja" de fermento. PREPARA 2 PÃES

420 g de farinha de trigo (de preferência orgânica e não clareada), mais um pouco para polvilhar
7 g de fermento seco de ação rápida
300 ml de água mineral sem gás
80 g de farinha de centeio
1 1/2 colher (chá) de sal Maldon moído (é um sal produzido em Essex, no extremo sudeste da Inglaterra, a partir da evaporação natural da água do mar graças a condições climáticas muito favoráveis) ou sal marinho refinado
6 colheres (sopa) de óleo de oliva extra virgem

Recheio:
125 g de tomates secos semimacios ou um pote com 280 g, escorridos
4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada ou 1-2 colheres (chá) de orégano seco

1 Para fazer a "esponja", coloque 140 g de farinha de trigo em uma tigela grande e misture com 1'/2 colher (chá) de fermento. Aqueça 120 ml da água para deixá-la morna (20°C), adicione à farinha e bata por 1-2 minutos até ficar uniforme. Cubra com filme plástico e deixe em um lugar aquecido e arejado por cerca de 1'/2 hora.

2 Agora esquente os outros 180 ml de água até deixá-la morna e bata com a mistura esponjosa o restante da farinha de trigo, a farinha de centeio, o sal, a sobra de fermento e 1 colher (sopa) de óleo de oliva. Misture completamente.

3 Vire a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada e sove por cerca de 5 minutos, ou até obter uma massa uniforme e macia. Transfira para uma tigela limpa, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar quente (a cerca de 28°C) por aproximadamente 30 minutos, até começar a crescer.

4 Enquanto isso, corte os tomates secos em pequenos pedaços. Devolva a massa crescida à superfície levemente enfarinhada e abra-a com um rolo até formar um quadrado de 40 cm. Espalhe sobre a massa o tomate seco e a cebolinha verde ou o orégano.

5 Dobre os lados desse quadrado para o meio, a terça parte inferior para o centro e a terça parte superior por cima - para obter um retângulo, com cerca de 20 cm x 13 cm. Abra (ou puxe e bata levemente) a massa de novo no formato de um quadrado, dobre e abra mais uma vez.

6 Divida a massa ao meio e molde cada pedaço em formato de rolo. Mantenha um deles coberto e abra o outro no formato oval, com aproximadamente 25-30 cm de largura e 10-12 cm de altura.

7 Transfira a massa para uma assadeira forrada com papel manteiga e, com uma faca, faça talhos profundos, em ângulos, nas duas laterais da parte central. Repita o processo para preparar a outra fougasse com a massa restante.

8 Pincele com um pouco mais de óleo de oliva e cubra frouxamente com filme plástico. Deixe em um local morno até dobrar de tamanho, cerca de 30 minutos.

9 Enquanto isso, preaqueça o forno a 220°C. Borrife as assadeiras com água ao redor de cada fougasse, então asse por cerca de 15 minutos, ou até dourar e crestar a massa. Vire as assadeiras na metade do cozimento. Enquanto esfriam, pincele generosamente cada fougasse com o óleo de oliva restante.

 

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)