Os blinis, crepes finos grandes feitos com farinha de trigo sarraceno, são muito populares no norte da França. Para blinis menores e mais espessos, a massa de trigo sarraceno é trabalhada com um pouco de fermento e depois assada em pequenas frigideiras de ferro próprias para esse uso. Caso você não tenha uma desse tipo, então cozinhe boas colheradas de massa em uma frigideira grande de base pesada, como se fossem panquecas. A cobertura tradicional é de creme azedo e caviar, mas podem ter coberturas menos caras. Sirva 2 por pessoa. PARA 6 PESSOAS COMO ENTRADA

100 ml de leite morno
15 g de fermento fresco (ou fermento seco de rápida ação)
55 g de farinha de trigo
45 g de farinha de trigo sarraceno
1/2 colher (chá) de sal marinho refinado
1 gema de ovo caipira
2 colheres (sopa) de cerveja
2 claras de ovo caipira
2 colheres (chá) de açúcar manteiga, para fritar

1 Coloque o leite morno dentro de um jarro, esmigalhe o fermento fresco e mexa rapidamente até dissolver.

2 Misture as duas farinhas com o sal em uma tigela grande, apoiada sobre um pano úmido para que fique bem firme. Faça um buraco no centro da massa, adicione a gema do ovo e metade da mistura de fermento. Trabalhe com um batedor para obter uma massa espessa, adicionando gradualmente o restante do leite fermentado e a cerveja.

3 Cubra com filme plástico e deixe em local morno por cerca de 1 hora ou até surgirem bolhas e parecer que a mistura está crescendo. Como alternativa, para um crescimento lento, deixe a massa na geladeira. Ela levará 4 horas para borbulhar.

4 Bata as claras em uma tigela limpa até formar picos macios, depois bata com o açúcar. Junte uma colher cheia dessas claras batidas à massa de blinis e bata para deixá-la mais solta, então acrescente as claras restantes, usando uma espátula.

5 Pegue uma ou duas frigideiras de blinis, com cerca de 8 cm de diâmetro. Derreta uma bolota de manteiga em cada frigideira e aqueça até sentir um forte calor ao redor da vasilha. Coloque uma concha da massa em cada frigideira e cozinhe por 1-1 1/2 minuto, ou até que a superfície fique coberta por pequenas bolhas e não pareça mais úmida, e as laterais estejam cozidas. Solte os cantos com uma faca, verifique se o lado inferior está dourado, então vire rapidamente e cozinhe o outro lado por 1 minuto.

6 Empilhe os blinis sobre um pano de prato dobrado para mantê-los quentes enquanto você cozinha o restante. A massa deve ser suficiente para fazer 12 blinis. Sirva quente, com suas coberturas favoritas.

 

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)