Antes do meu período de formação nas cozinhas dos melhor(!s chefs de Paris, eu passei uma época maravilhosa nas cozinhas do Hotel Diva, localizado em uma estância de esqui acima de Nice. Esta confortante e fácil sobremesa foi criada em um daqueles dias. Sirva-a com Creme Inglês, de preferência com infusão de algumas folhas de hortelã. PARA 6 PESSOAS

350 g de pâte sucrée (massa podre doce)
100 g de uva passas brancas sem sementes
6 maçãs verdes
100 g de manteiga
50 g de açúcar demerara
raspas finas de 1 laranja
raspas finas de 1 limão
3 colheres (sopa) de coco desidratado, tostado levemente
cerca de 100 g de massa filo (essa massa é composta de folhas finíssimas e é usada comumente na culinária da Grécia e do Oriente Médio; encontra se em casas especializadas em ingredientes da culinária árabe)
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

1 Abra a massa podre sobre uma superfície enfarinhada e forre com ela uma fôrma de 21 cm, com pelo menos 2,5 cm de profundidade. Pressione a massa contra as laterais e deixe cerca de 1 cm dela pendendo sobre as bordas. Faça furos na base, forre com papel manteiga ou papel alumínio e recheie com grãos crus de feijão. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

2 Enquanto isso, preaqueça o forno à temperatura de 200°C. Coloque as uvas passas em uma tigela, cubra com água fervente e deixe por 15 minutos. Escorra e dê batidinhas leves com papel toalha para secar.

3 Descasque, corte em quatro partes e retire a parte central das maçãs, então corte-as em cubos de 1,5 cm. Aqueça metade da manteiga em uma frigideira grande, jogue as maçãs e polvilhe o açúcar demerara sobre elas. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, por cerca de 12 minutos. Retire do fogo e misture com as raspas cítricas, o coco e as uvas-passas. Reserve.

4 Coloque a fôrma de torta reservada sobre uma chapa para assar e leve ao forno por cerca de 15 minutos. Retire do forno e, assim que possível, retire os feijões e o papel. Leve a fôrma de volta ao forno por mais 5 minutos para assar a base. Com uma faca afiada, apare a massa que estiver sobrando nas laterais.

5 Coloque as maçãs dentro da fôrma. Derreta o restante da manteiga e use para pincelar os dois lados de cada folha de massa filo, amassando-as como se fossem lenços. Coloque-as sobre as maçãs para cobri-Ias. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

6 Asse a torta por mais 12-15 minutos até que a cobertura de massa filo esteja crocante e dourada. Polvilhe com um pouco mais de açúcar de confeiteiro para servir.

VARIAÇÃO
Para uma cobertura diferente, não utilize a massa filo. Bata 120 g de açúcar branco refinado com 120 g de coco desidratado e 2 ovos. Coloque a mistura sobre as maçãs e asse por 12-15 minutos até a cobertura inflar levemente e ficar dourada.


 

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)