Este é um bolo que pode ser usado de várias maneiras para se adequar a diferentes ocasiões. Você pode assá-lo em uma fôrma de kugelhopf (fôrma com ondulações e um furo central) ou em uma fôrma circular funda para depois poder cortar a massa em fatias e recheá-las com creme fraí'che batido. Ou, se quiser servi-lo de sobremesa, asse a massa em uma fôrma achatada rasa e corte pequenos círculos para fazer sanduíches com frutas esmagadas e chantilly. Outra opção é usar fôrmas de madeleine ou de pãezinhos. Se tiver uma batedeira, utilize. SERVES 10

4 grandes limões não encerados, lavados
100 g de manteiga, mais 10 g extra para untar
320 g de farinha sem fermento, mais um pouco para polvilhar
2 colheres (chá) de fermento em pó
5 ovos médios caipiras
350 g de açúcar refinado
1 fava de baunilha
150 ml de creme de leite light

Para servir:
açúcar de confeiteiro, para polvilhar
frutas vermelhas, como morangos e framboesas
chantilly

1 Faça raspas finas das cascas dos limões e reserve. Derreta toda a manteiga até ficar líquida e espere amornar. Peneire junto com a farinha e o fermento.

2 Utilize 1 colher (sopa) da manteiga derretida para untar uma fôrma circular de kugelhopfcom 22 cm, depois polvilhe generosamente com farinha e dê batidinhas para retirar o excesso. Preaqueça o forno à temperatura de 160°C.

3 Coloque os ovos e o açúcar em uma tigela de batedeira. Corte e abra a fava de baunilha, raspe fora as sementes com a ponta de uma faca pequena afiada, juntando-as ao açúcar. Bata, utilizando um gancho apropriado, até que a mistura fique dourado-clara e espessa o suficiente para deixar um fio quando os batedores forem levantados. Isso deve levar até 10 minutos.

4 Remova a tigela da batedeira e misture delicadamente com a farinha e as raspas de limão, utilizando uma colher grande de metal. Despeje o creme e a manteiga líquida pelas laterais da tigela e, com um movimento reproduzindo o desenho de um oito, incorpore-os gentilmente à mistura, mantendo o máximo possível do volume.

S Transfira com cuidado a mistura para a fôrma de bolo preparada e asse no centro do forno por 50 minutos a 1 hora, ou até que um espeto inserido saia limpo. A superfície deve estar elástica ao ser pressionada, e o bolo terá começado a sair ligeiramente das laterais da fôrma.

6 Inverta a fôrma sobre um descanso e deixe esfriar assim  com o bolo sob a fôrma - por cerca de 10 minutos. Remova a fôrma e deixe esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro peneirado e sirva em cunhas finas, com frutas vermelhas e chantilly.

VARIAÇÕES
Asse a mistura em uma fôrma de bolo com 25 cm de profundidade, forrada e untada, por 50-60 minutos. Depois de esfriar, corte a massa e recheie com creme e frutas esmagadas. Polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir. Ou, então, asse a mistura em uma fôrma achatada rasa por cerca de 20 minutos. Depois de esfriar, apare as beiradas e corte a massa em círculos. Faça sanduíches com chantil/y aromatizado com Calda de Açúcar em infusão de capim-cidreira (página 164) e framboesas esmagadas.

 

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)