Este maravilhoso bolo umedecido do cardápio do Connaught me faz lembrar da infância e do bolo saboroso de cenoura da minha mãe. Ele não é apenas fácil de preparar e assar, mas é realmente saudável por ser isento de leite e rico em fibras, vitaminas e minerais. Então, mãe, este é para você! PARA 8-10 PESSOAS

200 g de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de temperos diversos moídos (geralmente contém coentro, cominho, noz moscada, gengibre e pimenta, apesar de que canela e outras especiarias também podem ser acrescentadas)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
225 g de cenouras
250 g de açúcar mascavo escuro macio
150 ml de óleo de girassol
raspas de 1 laranja grande, raladas finamente
2 ovos médios caipiras
110 g de uvas passas brancas
50 g de coco seco
50 g de amêndoas picadas
suco de 1/2 laranja grande
1 colher (sopa) de suco de limão

1 preaqueça o forno a 150°C, Unte uma fôrma de pão de 1 kg e forre a base com papel-manteiga. Peneire a farinha, as especiarias e o bicarbonato de sódio, depois acrescente os farelos que não passarem pela peneira. Descasque e rale grosseiramente as cenouras; você deverá ter cerca de 200 g. Reserve.

2 Bata 175 g de açúcar com o óleo e as raspas de laranja, utilizando uma batedeira para obter uma mistura uniforme. Acrescente os ovos, batendo um a um, até ficar leve e cremoso. Misture muito bem esse creme com a farinha peneirada, depois acrescente a cenoura ralada, as uvas passas, o coco e as amêndoas picadas.

3 Vire a mistura na fôrma de pão que foi preparada. Nivele a massa com a borda da fôrma. Acomode-a sobre uma chapa pesada de assar e leve ao forno por 1 hora 20-25 minutos. Enquanto isso, aqueça gentilmente o suco de laranja com o açúcar restante e o suco de limão em uma panela pequena até dissolver o açúcar.

4 Para conferir se o bolo está cozido, insira um espeto de metal- ele deverá sair limpo. Além disso, a superfície deve estar bem firme ao ser pressionada. Passe uma faca ao redor das bordas do bolo para soltá-lo. Perfure toda a superfície com um espeto, depois regue lentamente com a calda de laranja, para que ela seja absorvida pelos furos e ao redor das bordas. Deixe o bolo na fôrma até que toda a calda seja incorporada, depois vire e remova o papel da base. Acomode sobre um descanso aramado e deixe esfriar completamente. Armazene em uma fôrma de bolo hermética até o momento de servir. Corte em fatias grossas.

 

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)