Ingredientes para 6 pessoas
300 g de farinha de trigo
250 g de manteiga
2 ovos
2 gemas
4 colheres de sopa de queijo emental ralado
400 ml de leite
100 g de presunto cozido
1 cebola pequena
sal
pimenta do reino

Dificuldade: alta
Tempo de preparo: 35 minutos, mais o tempo de repouso
Tempo de cozimento: 50 minutos

Modo de preparo:
Prepare a massa brisée: peneire a farinha e coloque-a sobre a mesa de trabalho em um monte. Disponha no centro dele 230 g de manteiga, amoleci da e em pedaços, e misture os dois ingredientes por alguns minutos. Coloque novamente o composto em um monte e adicione no centro 5 colheres de sopa de água fria com uma pitada de sal. Misture até obter uma massa homogênea, enrole-a em . filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

Enquanto isso, corte o presunto em cubos regulares. Descasque a cebola e corte-a em rodelas finas. Bata ligeiramente os ovos e a gema com o leite, uma pitada de sal e uma boa pitada de pimenta, moída na hora. Numa panela pequena, derreta a manteiga restante e doure a cebola. Acrescente o presunto em cubos e refogue-o por alguns minutos em fogo baixo.

Transfira a massa para a mesa enfarinhada e aperte-a com as mãos. Use um rolo e abra a massa na espessura de 0,5 cm. Forre com ela uma travessa refratária de 26 cm de diâmetro, recobrindo bem a borda. Salpique a base de massa com o queijo ralado, distribua o composto de cebola e presunto e complete com os ovos, batidos. Asse em forno a 180°C por 45 minutos. Sirva morna.


O vinho
Sirva este clássico com um Chardonnay de boa procedência.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)