Ingredientes para 6 pessoas
300 g de ricota fresca
100 g de provolone
100 g de presunto cru em fatias de 0,5 cm
2 ovos
2 gemas
400 g de farinha de trigo
suco de 1 limão
1 buquê de salsa
100 g de manteiga
óleo de amendoim para fritar
sal
pimenta do reino preta em grãos

Dificuldade: média
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos

Corte o presunto e o provolone em cubos bem miúdos. Limpe e lave a salsa, seque-a com um pano e, reservando alguns ramos para a decoração, pique fininho os demais. Numa tigela: amasse e misture bem a ricota com as 2 gemas. Junte os cubos de presunto e provolone, o repicado de salsa, uma pitada de sal e uma generosa pitada de pimenta, moída na hora. Misture energicamente todos os ingredientes até obter um composto homogêneo.

Peneire a farinha sobre a mesa de trabalho num monte e faça uma massa, adicionando os ovos, a manteiga, o suco coado do limão e uma pitada de sal. Abra a massa numa folha bem fina. Em uma metade da folha de massa, coloque pequenos montes de recheio bem distantes uns dos outros. Cubra com a outra metade da massa e aperte bem as duas camadas ao redor dos montes de recheio para selar. Recorte com a carretilha os minicalzones em forma de raviólis redondos.

Numa frigideira grande, aqueça o óleo e, quando estiver bem quente, mergulhe os minicalzones, dourando de ambos os lados. Sirva imediatamente, decorando cada porção com os ramos de salsa reservados.

O vinho
Ofereça este delicioso petisco com um tinto italiano Valpolicella Classico.


Receitas Relacionadas:
Receitas mais atuais:
Receitas mais antigas:

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)