Ingredientes para 4 pessoas
1 fôrma inteira de queijo tipo reblochon francês (ou um queijo de minas meia cura macio inteiro, de cerca de 600 g)
500 g de farinha de trigo
250 g de sal grosso
5 claras
1 gema
1 ramo de alecrim
3 colheres de sopa de zimbro em grãos
1 miolo de salsão pequeno

Dificuldade: alta
Tempo de preparo: 25 minutos, mais o tempo de repouso
Tempo de cozimento: 35 minutos

Numa tigela, misture a farinha, 240 g de sal grosso, as claras, as folhas de alecrim, bem lavadas e picadas em pedaços pequenos, e a maior parte dos grãos de zimbro, esmagados num pilão. Mexa bem, acrescente 200 ml de água e sove os ingredientes com as mãos até obter uma massa de consistência homogênea.

Aqueça o forno a 200°C. Faça uma bola com a massa, enrole-a em filme plástico e deixe repousar na geladeira por pelo menos 30 minutos.

Depois desse período, retire da geladeira e abra-a numa folha redonda com espessura de 0,5 em. Disponha a forma de reblochon no centro dela, dobre a massa para o centro e feche o pacote, colando as bordas com água.

Coloque-o na assadeira forrada com papel-manteiga, pincele com a gema, levemente batida, e salpique com outra colherada de sal grosso misturado aos grãos de zimbro restantes. Leve ao forno a 200°C por 35 minutos. Enquanto isso, limpe, lave e escorra o sal são e corte-o em tiras, eliminando os fiapos.

Desenforme o queijo e recorte uma calota na parte de cima, com cuidado para não desfazer a crosta de sal. Coloque o queijo numa travessa redonda de servir e leve-o à mesa acompanhado pelos talos de sal são.

O vinho
Ofereça com um branco de uvas Chardonnay da Califórnia de boa estrutura, servido refrescado.


Receitas Relacionadas:
Receitas mais atuais:
Receitas mais antigas:

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)