Ingredientes para 4 pessoas
600 g de batatas-doces
1 cebola pequena
1 pedaço de raiz forte fresca de cerca de 5 cm
2 maçãs verdes
1 copo de iogurte natural
1 copo de creme de leite fresco
50 g de farinha de trigo
2 ovos
20 g de manteiga
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de café de açúcar mascava
1 colher de café de vinagre de vinho branco
noz moscada
sal
pimenta do reino preta

Dificuldade: média Tempo de preparo: 45 minutos Tempo de cozimento: 25 minutos

Lave as maçãs verdes e divida-as ao meio, eliminando o talo central. Corte uma delas em fatias finas e reserve-as para a decoração. Descasque a segunda e corte-a em pedaços.

Descasque a raiz-forte e bata-a no liquidificador, juntamente com os pedaços de maçã, até obter um purê homogêneo.

Transfira o composto para uma tigela e acrescente o suco de limão, o vinagre e o açúcar mascavo. Misture com cuidado e tempere com sal e pimenta. Acrescente por fim o creme de leite e o iogurte, mexa com cuidado e leve o molho à geladeira para repousar até o momento de servir.

Descasque as batatas-doces e rale-as em pedaços pequenos. Mergulhe-os por 5 minutos em água fervente com sal, escorra, coloque-os num pano e esprema com delicadeza, pondo-os em seguida numa vasilha grande.

Bata os ovos com sal e pimenta e aromatize com uma pitada de noz-moscada. Despeje o composto sobre as batatas e incorpore a farinha, peneirada, e a cebola, descascada e picada fininho. Misture tudo.

Derreta a manteiga numa frigideira e despeje pequenas quantidades do composto de batatas, bem distanciadas umas das outras. Aperte com uma espátula para obter pequenas fritadas, dourando-as por 2 minutos de cada lado.

À medida que ficarem prontas, distribua as fritadas em pratos e complete cada porção com um potinho de molho de raiz-forte, decorado com as fatias de maçã verde.

o vinho
o sommelier desaconselha servir vinho com esta preparação.

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)