Ingredientes para 4 pessoas
12 anchovas pequenas frescas
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 berinjela
1 abobrinha
azeitonas pretas
100 ml de vinho branco muito seco
8 fatias finas de pão
10 folhas de manjericão (ou salsa)
azeite de oliva extra virgem
sal
pimenta do reino preta

Dificuldade: alta
Tempo de preparo: 50 minutos, mais o tempo de repouso e marinada
Tempo de cozimento: 20 minutos

Modo de preparo:
Lave cuidadosamente as anchovas, elimine a cabeça e retire as vísceras e a espinha sem desfazer os filés. Estenda-os sobre um prato, tempere com sal e pimenta, moída na hora, e cubra-os com vinho branco e um fio de azeite. Deixe marinar por 3 horas. Enquanto isso, descasque a berinjela, . corte-a em fatias, coloque sal e deixe repousar por 1/2 hora. Fatie a abobrinha em tiras largas e divida os pimentões em 4 partes. Seque as berinjelas, unte-as com óleo, grelhe-as e depois coloque sobre o papel toalha. Faça o mesmo com as abobrinhas e os pimentões. Retire os filés de anchovas da marinada e seque-os. Forre uma fôrma retangular com capacidade para 1 /2 litro com filme plástico e alterne camadas de legumes grelhados e anchovas. Sobre cada camada, distribua azeitonas picadas. Coloque a terrina na geladeira e sobre ela um peso de 1 kg para fazer pressão.

Deixe repousar por pelo menos 3 horas. Bata separadamente, no liquidificador, com um fio de azeite, as folhas de manjericão (ou salsa), as azeitonas e as tiras de pimentão.

Corte a terrina em fatias bem grossas, disponha-as sobre 4 pratos e guarneça com fatias de pão tostado, gotas ou tiras dos vários ingredientes batidos e, mesmo, um filezinho de anchova enrolado, se tiver sobrado.


O vinho
Acompanhe com um tinto de uvas Pinot Nero italiano ou um aromático Carmenére chileno.


Receitas Relacionadas:
Receitas mais atuais:
Receitas mais antigas:

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)